sábado, 2 de fevereiro de 2008

Bilhete Celebrativo 3


Ft. Kb. Lenba-Lenba arvore secular


Ft.Kb. Vista Quinta da Montanha - Rui Vaz-

O concelho de São Domingos está em festa. Febreru Sandimingu, festa, reunindo familiares e amigos, comungando na alegria a celebraçao de uma data antiga que impôs fama a um dos festejos populares mais afamados de Santiago, aliás, Santiago todo ele, durante o ano, é terreiro de festejos populares, altar de resgate da memória e das tradições antigas.
Nestas localidades do interior da ilha, Festa é Bespa, o depois é Dia , o dia religioso, o da celebração da fé, o do pagamento das promessas e da liturgia.
Nestas alturas, a casa de nha Morena Soares recebia pessoas amigas e convidadas a servirem-se do famoso churrasco de Sandomingos, mesa nacional muito procurada nos idos anos 70 e 80, uma marca que pessoas singulares e delegações visitantes com elas levavam para sempre.
Foi em festa que Bilokas - pai do Albertino - compôs a coladera - é na sandimingu - ki'n kume katxupa - na kaza di nhu Paxinhu - katxupa ku lingua baka - ku pé di porku mendioka ku kobi - katxupa é nos kumida kabuverdianu...

Sandimingu, terra do saudoso poeta, músico e dramaturgo, sede da Fundação ANU NOBU, um dos maiores criadores da trova santiaguês, celebra hoje o seu dia magnifico, magnifico pelo colorido, pela simpatia e pela cordialidade que as suas gentes sabem oferecer aos visitantes e aos participantes. As gentes de São Domingos são naturalmente cultoras da civilidade.

É uma terra muito promissora, já que territorialmente nasce na montanha e cola-se ao mar em Praia Baixo, Nossa Senhora da Luz, Moia-Moia e Monti Negro.
Celebremos, pois, Febreru Nhu Sandimingo um concelho em desenvolvimento.

Sem comentários:

RAPIZIUS

                                                                                                         MINHAS AMIZADES COM DIAHO ...