terça-feira, 4 de março de 2008

EmPokas Palavra 7

Mês de Março - Mês da Francofonia

Francofonia ( em francês la Francophonie) é uma organização internacional que reúne os países no qual a língua francesa é falada. A francofonia constitui-se em torno da língua francesa, falada por 180 milhões de pessoas nos cinco continentes. Trata-se do nono idioma mais falado no mundo, considerando-se os que têm o francês como primeira e segunda língua. Estima-se em mais de 82 milhões o número de estudantes.
O idioma é também a língua oficial e de trabalho das organizações internacionais e principais foruns multilaterais (ONU, União Européia, NATO, Conselho da Europa, etc.). São dois os seus conceitos: em seu sentido global, francofonia é o processo de promoção da língua francesa e de seu patrimônio cultural.
Com “f” maiúsculo, Francofonia representa a organização internacional que reúne 55 Estados e governos e 13 países observadores, cujos povos enriquecem a cada dia a língua francesa com suas culturas, idiomas e sotaques. A bandeira la Francophonie simboliza os cinco continentes e foi adotada em 1987 por solicitação de Níger.
Cabo Verde é membro da Francofonia e, por isso, várias actividades vão ser levadas a cabo nos principais centros urbanos do país. A ilha de Santiago é a que acolhe maior numero de francófones, sendo o concelho de Santa Catarina o que maior peso de imigrantes tem em França e em consequência um significativo número de francófones.
Em Assomada-Cidade é bem visível os investimentos privados com recursos obtidos em França, Suissa e Luxemburgo e bem assim emigrantes reformados e ali residentes. Entre si falam o Francês. (Kb)

Sem comentários:

RAPIZIUS

                                                                                                         MINHAS AMIZADES COM DIAHO ...