quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Prefácio da obra Gruta Abençoada


NOTA DE LEITURA

Boa Entrada é tudo menos lugar erótico, mas, sim, uma ribeira exótica e cativante, situada na margem direita da sede da padroeira que dá nome ao Concelho de Santa Catarina, parcela de bela paisagem, ribeira de muita vida e de muita história, guardiã de ricas tradições, de trapiches, de cultivo e de figuras notáveis, enfim, chão de cantadeiras, de músicos, de poetas, de artesãos e de gente renomada. Eis que desta típica ribeira emerge para a literatura cabo-verdiana a aluna prodigiosa, que cedo despertou-se para a vida e para a busca de saberes, próprio dos filhos deste chão. A nossa aproximação deveu-se, talvez, à música e á poesia que faço, facto ocorrido em 2013, período em que a conterrânea Artemisa Ferreira formara-se em Tecnologia de Informação e Comunicação e preparava o Mestrado em Realização Cinematográfica e Televisão, altura em que tive o privilégio de ter em mãos o caderno de poemas da sua autoria. Impressionou-me no imediato a ousadia da linguagem, o tratamento poético dado ao erotismo crioulo, o estilo e a descrição inesperada, tudo a ver com a essência do amor, com o dom femíneo, com a desmistificação do corpo e do sexo, onde a transfiguração do real é explorado com paixão e arte.
A colectânea, Gruta Abençoada, em avaliação contém um ciclo de poemas em que o erotismo é assumido como seres á procura da realização de seus desejos num mundo de ardência constante, único, ante a verdade que a sustenta e a mística da gruta donde tudo parte “Faminto os veados escorregam no abismo da paixão”. A autora presenteia-nos com uma obra rara na literatura das ilhas, justo pela forma como desmascara o corpo e alivia os gestos e os apetites eróticos, elementos usados como símbolos munidos de inquietudes, de momentos excitantes e de sentido extranormal, de vitalidade discursiva, onde o fascínio e o fantástico viajam pela Gruta até o fim do caminho, até a impalpável labareda, onde o trânsito das palavras e o seu vínculo na folha em branco, abandeiram-se em textos sem precedentes, onde o ineditismo, o absurdo das sentenças e a ousadia dos propósitos sobressaem de forma desabusada conferindo arrojo e legitimidade á escrita erótica tal qual ela se nos apresenta “O leite que jorra gesto/ Nos lábios não murcha. Enquanto o gosto cheira/ O paladar consome / O queijo salgado no palato”.
Os poemas são repletos de vida e de sensualidade. “Deixa-me amar-te à flor da pele/ Deixa-me amar-te em gotas” versos dando vida à eternidade do amor, onde o poeta apropria-se do físico, explora-o e livra-se dele em linguagem cuidada expondo o “nun prit” da própria alma “Despe a pele morna que o espirito sustenta”, metamorfoseando o real em inautêntico, dando rumo à perseguição do desejo de amar e ser amado, ateando o fogo erótico, aliciando a morte do possesso para a Gruta Abençoada “Deixa-te ressuscitar nos meus traços”. São de ânsia e de agonia do tempo erótico o respirar profundo de cada verso. São percursos que ganham alcance poético na linguagem extrovertida e na prudência em diferenciar as fronteiras entre o erotismo e a pornografia, optando, a autora, por uma não confusão entre uma e outra coisa. Em toda a narrativa o sexo não conta como órgão pujante, mas como fonte de ardência poética, “Deixa-me amar-te assim, nua, quente e fértil” onde o tacto, o corpo, o amor, o desejo, o folego, o cálice, o anoitecer, o despertar, o leito, a sensualidade, a linguagem e o próprio sexo ardem como candeeiro único, para a salvação do amor verídico, aquele que debitamos a quem amamos de verdade, a quem o sexo é revelação do amor e algo natural praticado pelo par amante do amor.
Eis um dos momentos cativantes da poética de Artemisa Ferreira, onde tudo o que vive se esvai no extasie e na nudez da gruta:
Agarras-me aqui / Bem aqui / Apalpas-me assim …assim
Seguras-me a língua / – Empresto-te o paladar
Suga a seiva embriaga-te em mim / Pedes-me os pedaços
Dou-te os caroços… enfeitiça-te em mim.
Os poemas da presente colectânea são manifestamente poemas de amor, sendo a obra o escrutinar do arrojo de um começante e estreante nas lides poéticas, definindo-se a autora Artemisa Ferreira como pessoa de imensa beleza interior e de espírito inventivo, quiçá, pioneira da poesia lúbrica actual das ilhas, livro que vale a pena ter, ler e apreciar até o último momento.
Pela amizade e pela cumplicidade fica esta nota, símbolo do meu apreço e gratidão pelo ensejo de figurar no pórtico desta bela e complexa obra.
Minhas sinceras felicitações.

Kaká Barboza    

Sem comentários:

RAPIZIUS

                                                                                                         MINHAS AMIZADES COM DIAHO ...