quinta-feira, 2 de novembro de 2017

RAPIZIUS




                                                                            RAPIZIUS

Consultei o Professor Leno Mendes Tavares - Biólogo - para me ensinar qual era o nome cientifico de Dondágu - Santiago e Nagóia - Santo Antão. 
O Professor, pesquisando suas fontes, concluiu que aqueles pertenciam à família dos anisópteros, indicando, que no Brasil dizia-se Libélula a Dondágu. De seguida consultei a Wikipédia para melhor me situar e encontrei vários nomes de insectos pertencentes á família dos Anisópteros. 
Libélula, lavadeira, fura-olho, odonatas são nomes atribuídos a estes seres que habitam lagoas ou poças de água consoante os continentes. 
Saltou-me á vista o nome Odonata e logo comparei com o de Dondágu, deduzi, logo, que se tratava de crioulização do nome ... Odonata > Dondágu... outrossim, porque na minha infância dizíamos Dona-Dona a estes seres que enchiam as lagoas e o tanque da Boa Entrada.
Obrigado Professor Leno Mendes Tavares cuja informação me permitiu adivinhar a origem do nome Dondágu ou Dona-Dona.

Eureka.

Sem comentários:

RAPIZIUS

                                                                                                         MINHAS AMIZADES COM DIAHO ...